Prevê QUEDA PARA ESTE ANO OPERACIONAL
Gol companhia aérea brasileira perde US $ 397 milhões em segundo trimestre
14 agosto, 2012

Brasileiro companhia aérea Gol Linhas Aéreas disse que espera um prejuízo operacional este ano depois de informar prejuízo trimestral forte líquida, devido aos custos de combustível e volatilidade da taxa de câmbio. Gol registrou um prejuízo líquido no segundo trimestre de 805 milhões de reais (397 milhões), mais do que duplicar a sua perda de 358 milhões de reais um ano antes.
O resultado foi pior do que uma perda estimada de 292 milhões de reais em uma pesquisa da Reuters com quatro analistas. Um aumento de 26 por cento nos custos de combustível e um aumento de 42 por cento nos custos de arrendamento de aeronaves contribuiu para a queda em seus resultados. A taxa de câmbio volátil acrescentou 333 milhões de perda real. A moeda brasileira, o real caiu 10 por cento contra o dólar dos EUA no trimestre, elevando o custo da dívida externa.
O lucro antes de juros e impostos, uma medida de lucro operacional é conhecido como EBIT caiu para 355 milhões de reais no trimestre negativo.
Na divulgação dos resultados, a Gol emitiu uma perda EBIT nova previsão para este ano, tornando obsoleta a previsão anterior de EBIT igual entre 4 por cento e 7 por cento das receitas. Gol também reduziu sua previsão para ofertas de voos este ano por quase 5 por cento.
A companhia agora espera entregar entre 48.000 milhões e 49.000 milhões de assentos-quilômetro oferecidos em 2012, ajudando a reduzir o consumo de combustível até 6 por cento em comparação com sua previsão anterior.
Lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e leasing de aeronaves, um indicador de lucro operacional conhecido como EBITDAR, caiu para 62 milhões de reais negativos, em comparação com uma estimativa média de 35 milhões de reais negativos no levantamento Reuters.